Sugestões de Leitura


Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.

 
Sinopse

David Machado juntou-se ao ilustrador Paulo Galindro no seu novo livro infantil. Uma dupla de jovens criadores que nas palavras de Carla Maia de Almeida, jornalista da revista LER, «ainda dará muito que falar». Com um ilustrador diferente em cada novo livro, David Machado apresenta um estilo eclético, diversificado e original. De história em história, a imaginação vai mais além e agora é tão inusitada que imagine-se, um dos protagonistas é um tubarão que entra dentro de casa e dorme numa banheira. Mas este tubarão mais ou menos bem comportado também anda de carro e vai à escola. Parece mentira? Só para quem não acredita no poder dos pensamentos. O Tubarão na Banheira é um livro de grande encanto, ao qual não faltou inspiração literária e criativa




Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.

Sinopse

A velha Luciana, tinha um bicho que muito estimava: um galo. No entanto, as cores que o vestiam não eram exatamente idênticas às dos outros galos. Os velhos mais velhos que a velha Luciana, não se recordavam de seus avós terem falado de galo parecido.


 

 CONTOS DE NATAL
Nas Bibliotecas dos Centros Escolares Prof. António Alves de Melo Machado e Dr. Manuel da Costa Brandão, existem muitos contos de Natal que podem ser disponibilizados para leitura orientada em sala de aula ou para empréstimo domiciliário. Lê a sinopse de cada um deles e vem à BE requisitar um para leres em tua casa!
Natal nas Asas do Arco-írisLivro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para projetos relacionados com o Natal nos 3º e 4º anos.

Sinopse: Ariela, uma pequena fada de asas transparentes, ficou muito curiosa quando soube da existência de uma cidade cinzenta. Porque teria perdido a cor? Como seriam os seus habitantes? As crianças seriam felizes?
Descobre o que Ariela e as suas amiguinhas vão fazer para tornar especial o Natal nesta cidade cinzenta...

Anita e a Noite de Natal
Sinopse
Ao longo de mais de 30 anos, os livros da Anita já encantaram milhões de crianças de várias gerações. Os textos de Gilbert Delahaye e as belíssimas ilustrações de Marcel Marlier dão a estes livros um realismo e um encanto que o tempo tem vindo a reforçar. A partir dos 3 anos.





Um Natal EspecialSinopse
O Rato fica contentíssimo quando recebe um convite da Coelha para passar o Natal em casa dela com outros amigos. Mas os preparativos para a viagem vão atrapalhar tudo e o Rato, muito desconsolado, muito triste, muito choroso, acha mesmo que não vai conseguir ir para casa da Coelha.
Mas é Natal e o inesperado (quase um milagre) acontece.

Este livro tem uma história encantadora com ilustrações extraordinárias.




Uma Aventura nas Férias do NatalSinopse
A quinta onde o grupo passa férias de Natal fica no alto da Serra, num sítio muito isolado mas cheio de encantos e famoso devido às lendas relacionadas com tesouros escondidos.
Logo no primeiro dia, quando saltam animadamente em cima de colchões velhos que alguém guardou no celeiro, encontram um papel com sinais esquisitos. Pensando tratar-se de um mapa de tesouro resolveram seguir as pistas. Isso obriga-os a decifrar outros enigmas, a fazer perigosas escaladas e a vasculhar nas ruínas de uma aldeia abandonada. E a enfrentar chuva, vento, caminhos de lama, trovoadas súbitas, uma misteriosa cobra em pedra. Mas pior que tudo é a quadrilha que os persegue, disposta a cometer qualquer crime para lhes roubar o mapa do tesouro.



Dicionário por Imagens do Natal 


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos



A verdadeira história do Pai Natal
As ruas da cidade estão enfeitadas com iluminações coloridas. Há tantas luzinhas! Parece que todas as estrelas do céu caíram e ficaram presas nas janelas… O Gonçalo sonha… Enquanto olha pela vidraça para a neve branca e leve.
Esta noite o Pai Natal vai passar!




A Bruxinha Lili e a Magia do Natal
                                      Sinopse

O Natal está quase a chegar! O Luís está ansioso por receber as prendas, mas a mãe da Lili recorda que, na sua infância, as coisas eram diferentes e que se perdeu o espírito natalício. É então que a Lili resolve fazer alguma coisa para trazer a magia do Natal de volta, com a ajuda do seu livro de bruxaria secreto.